Transcrição Aula dia 11/05/2017

 


Ensaio dia 11/05/2017

Ensaio sem músico hoje.

 

Vídeo 1

 

1- https://youtu.be/9GMwN08XX_I

 

Existe uma série

00-:Os melhores contos de Grimm e passou outra vez o do Rei nu.

É um rei que é supervaidoso e está para fazer aniversário. E quer a roupa mais esplendorosa. Um garoto faz um plano. Se faz passar por um grande tecelão.  E vende tecidos para o rei. O garoto faz uma roupa imaginária. O garoto diz que essa roupa não seria vista por nenhum burro e incompetente da corte do rei....

Acho uma história brutal para o momento. Acho que se pegasse, como a gente fez com as salomônicas, uma história assim, de repente seria interessante brincar com isso. De repente ser a corte maravilhosa, de repente ser o povo pobre que está faminto.

É uma pena que faltem porque é tao brutal o que está acontecendo, tão interessante.

O primeiro que não fez, vai.

 

Intérprete 1

7:13- 9:16

 

Fica, fica, fica.

 

10:32 Vou começar a exigir algumas coisas. Eu acho que o texto não está te acompanhando. Ele está rápido. O movimento lento e o texto rápido. Daí você não consegue definir muito bem o homem e a mulher. Faz de novo dando importância a cada sílaba. {Estava ansiosa} Tanto que a cara saiu da câmera lenta. Várias vezes, entrou a interpretação.

11:05-12:24{ela faz de novo}

13:35 Curiosamente as mãos te traíram quando você fez o homem {demonstra }. A palavra “sofrer” te enfraquece, e a mão no joelho também {hugo demonstra} . É o que digo pra vocês. Quando eu falo, eu sinto que estou fazendo uma peça. Quando você falam, eu sinto que estão recordando um texto. Vocês têm de começar a burilar essa forma de falar, de dar importância a uma frase que aprendi de memória. É por aí.

outro

 

Intérprete 2

15:40 – 17:43

Desce o registro da voz do homem e a projeção. Fica mais duro.

{faz de novo}

18:13

Por que quebra a câmera lenta? Não quebra a câmara lenta. Volta

18:39

 

19:14 Troca o registro. Entendeu o que estou falando? Você segue com o mesmo registro e o movimento é outro. E a voz continua igual com o mesmo registro. Ou seja, é um personagem. {Hugo demonstra 20:03-20:54} Entende? Pra mim isso é que um ator. Não é que eu seja genial. Estou fazendo o teu exercício. É você quem me deu a coreografia e a pauta para fazer. Acho que há um problema: quando eu digo, trabalhem em casa, não é para trabalhar eternamente a mesma coreografia, mas que trabalhem diferentes coisas, fritando um ovo, tomando banho. Não está mal. Sinto que vocês estão fazendo uma coreografia.

 

Intérprete 3

22:57- 25:12

 

Estão todos melhores na câmara lenta

Eu achei meio confuso: como teu timbre de voz é agudo, você começava pelo homem e no meio tinha uma palavra em que eu achava que começa a mulher, mas depois seguia o homem. Isso me confundiu, a falta de definição – estou fazendo isso e é isso. A ideia física me pareceu bem. não senti a voz acompanhando o corpo. É a qualidade do movimento que tem de nos dizer o que está acontecendo. Isso me parece muito importante. Ninguém foi ver As Cantigas?  Não é porque você está vestido de mulher que você é uma mulher. Não é porque você caminha como uma mulher que você é uma mulher. Nem porque você anda como um homem, é um homem. Esse trabalho é sobre sua identificação exata entre você e sobre como você se com sua própria masculinidade, com sua própria feminilidade. Como busca algo certo e não um estereótipo do que somos.  

 

Intérprete 4

28:50-30:07

O que está passando quando eu lhes digo dominem a câmara lenta, para que você não troque muito. Achei bom você não trocar muito o corpo e trocar a voz. A masculinidade vinha sem a necessidade de uma afetação no movimento. Por que chamo do problema da interpretação? Faz esse gesto e domina a modulação da voz e cada vez mais forte, mais forte, sem a necessidade de tremer.

33:58 O que eu sinto é que, é somente quando você grita aí troca o rosto. A cara não corresponde à mulher, é o teu olhar. A voz é igual e o rosto é igual

Começa menino, olhar de menino.{Hugo demonstra}

Não sei como explicar. Eu sei mais fazer que explicar. Falta uma definição de sentir a  suavidade, uma menina que você está fazendo. As vezes sinto como se fosse só uma só personagem. É uma situação e dois personagens. Pensa nisso.

Intérprete 5

37:47 -38:32

 

38:33- Duas coisas boas. Primeira, coragem. Segundo, eu vi claramente o homem da mulher muito claramente. Falta uma Silvia Davinni.  Acho que eu e ela éramos os únicos que trabalhávamos tanto a voz no diafragma quanto no pulmão, que são absolutamente diferentes. Como eu apoio no diafragma quando tenho que fazer os graves, e no pulmão quando tenho de fazer os agudos. Faz o começo apoiando no diafragma e não no pulmão, sente que vai pra frente e abre os graves. Se apoia mais. Agora trocou. vai para o pulmão. Se vocês começam a realmente sentir isso,{Hugo demonstra a mudança do grave/diafragma para o agudo/pulmão. } Sentem. Tentem trabalhar isso.

 

 

Intérprete 6

42:28-44:09

 

44:10- Eu acho que para o medo que você sente normalmente de estar aqui e de fazer as coisas foi um bom exercício.

Quando me olhou, senti o homem. De lado, olhando para o espelho, era uma indefinição total. Quando você trocou para mulher, foi claro. Na voz foi claro. No movimento, nem tanto. A timidez anula o trabalho corporal. A estrutura está morta. A voz está claro. Você tem que arriscar. A câmara lenta você não domina na primeira aula. fechando a porta da geladeira, mastigando, penteando, escovar os dentes em câmara lenta. O mais difícil é namorar.

 

Intérprete 6

46:46-47:22

 

47:23

Fico oscilando o tempo inteiro. E confundia coisas. A cruzada de pernas está ficando um símbolo feminino . O problema foi esse, oscilou demais.

 

 

Vídeo 2

 https://youtu.be/EDJIqOd95Hs

 

0:15 {ele faz de novo}

 

0:22- Foi muito rápido e não trocou a voz. Aí fica uma afetação. Em vez de ser um personagem, fica uma afetação. Troca o rosto, troca o gesto, trabalha o gesto em câmara lenta também.

 

1:14-1:36 {ele faz de novo}

1:51 Há uma coisa que vocês têm de tomar cuidado. Os finais pra cima são mortais.

Não sei se vocês percebem, mas quando eu termino uma frase, eu termino pra baixo. Eu nunca termino lá em cima. Isso da a sensação que não acabei. Vai continuar. {demonstra} Isso é o que chamo de afetação. Isso que eu quero trabalhar, como tirar essa afetação pra sentir a coisa mesmo, como é que é trabalhar um personagem, que sou eu.

 

 

Vídeo 3

 

 https://youtu.be/wIR9xH93xro

 

Intérprete 7

 

Se você fizesse 10 segundos com tua mãe, e 10 como teu pai tava tudo solucionado. A mãe dele caminha assim{0:40-1:10 hugo demonstra }

 

1:23-3:25

 

6:10 Ok. A tua voz escapa {oscila} aí vejo a afetação. Eu não quero ver o exagero {amaneiramiento} de um homem afetado quando faz a mulher.  Aí fica um homem exagerando, com voz fina. Se você tira esse exagero e você sente a coisa de dentro vai produzir melhor. Sentindo o diafragma, o pulmão quando é a mulher, o olhar diferente quando é homem, quando é mulher. E não se preocupe com o gesto, deixa que o gesto se faça pela voz.

 

10:16: Eu vou trabalhar a bichona semana que vem. Ver se conseguem separar a bichona de tudo isso, e o gorilão que vocês têm quando fazem homem.

 

11:36: Na semana que vem vou fazer uma última rodada.

Mas eu queria uma coisa assim:

Vai lá{dupla}

Se olhando nos olhos e vocês decidem quem vai ser o homem, quem vai ser a mulher.

Saímos de um personagem e nos transformamos em nós mesmos.

O que estou tentando com tudo isso é fazer com que vocês entendam que o personagem é outro, algo que não se invade, é algo que dá outro tempo, que dá outra coisa, que não é eu, é eu a serviço dele, sou eu com minha técnica e meu trabalho a serviço dele.  E eu não preciso me mostrar em minha integridade e sim mostrar o meu ofício. Não sei, estou feliz com isso. Obrigado.

 

 

 

 

 

 

 

 

Vídeo 4

 

 https://youtu.be/crmQ9-DusYU

 

Dupla 2

00- 3:28

Outras duplas ficaram fazendo exercícios, após a saída de Hugo.

 

Dupla 3

6:05-10:11

 

Dupla 4

12:51- 15:25

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transcrição e Analise de Movimento - Ensaio 29-06-2017

Transcrição Aula 01 junho 2017

roteiro vídeos