roteiro vídeos
roteiro de vídeos
HUGUIANAS: ESTUDO E DOCUMENTAÇÃO DO TREINAMENTO DE INTÉRPRETES EM MÚSICA-TEATRO DESENVOLVIDO POR HUGO RODAS
Ao fim se espera: o levantamento, classificação e transcrição dos registros em vídeo das sessões de treinamento disponíveis no acervo do Laboratório de Dramaturgia da Universidade de Brasília (LADI-UnB); extração dos padrões de interação e orientação de treinamento em um texto monográfico que será disponibilizado em forma de ebook de livre acesso; 10 vídeos de até 15 minutos que apresentam e discutem os padrões de interação e orientação de treinamento em música-teatro, os quais serão disponibilizados na rede mundial de computadores para livre-acesso.
1- Apresentação do projeto
a- Como nasceu o projeto. (Lugar. Teatro Hugo Rodas)
b- Quem é Hugo Rodas.
c- Onde aconteceram as oficinas.
d- Quais os objetivos do projeto
2- Treinando com Hugo Rodas
a- Diferença entre ensaio e treinamento
b- Público do treinamento
c- Metodologia do ensaio
3- Cantando juntos
1- Apresentação do Projeto.
Estamos aqui no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 sul. Desde 2022 o Teatro Galpão passou a se chamar Teatro Galpão Hugo Rodas. Neste espaço, no dia 14 de março do mesmo ano aconteceu seu velório-celebração. Centenas de alunos e ex-alunos, colegas artistas, amigos e admiradores se reuniram para as últimas homenagens. Os integrantes da Agrupação Teatral Amacaca (ATA), último grupo dirigido por Hugo, conduziram cantos e danças, dando um clima festivo para o último adeus ao mestre[1]. Essa vibrante despedida nos fala um pouco de Hugo em vida e impulsionou esse projeto: por que essa arte total nos atrai tanto? Por que Hugo é tão impactante quanto necessário?
Seguindo o vazio de seu desaparecimento físico, e em contato com seu querido discípulo Flávio Café, resolvemos retomar em parte o legado de Hugo, tentar continuar sua história de formar artistas na trama de diversas formas de percepção e construção de imaginários. Disso, voltamos para o espaço onde Hugo Rodas decidiu tomar com centro de suas atividades artísticas – a Universidade de Brasília, seu único emprego regular, que exerceu de 1989 até sua morte. Com a aposentadoria compulsória em 2009, passou a trabalhar mais na formação de intérpretes, procurando organizar e sistematizar seu conhecimento em treinamentos regulares, os quais, em parte foram filmados, gerando materiais para futuras pesquisas, como essa que estamos apresentando.
Escolhemos um conjunto homogêneo de vídeos que foi gerado em abril e julho de 2017. Nos vídeos são registrados encontros semanais com estudantes.
3- Cantando juntos
No primeiro vídeo, de 04/04/2017, temos o início do ensaio: Hugo sentado em uma cadeira e uma roda em sua frente. A proposta de aquecimento foi de um canto compartilhado que depois vai para uma dança coletiva.
Exposição generalizada. Para o Hugo e para os demais.
4- Palavras-chave
5- Para os músicos
________________________________
[1] https://www.youtube.com/watch?v=DehiMLEPmi0
Comentários
Postar um comentário