Transcrição Aula dia 04/05 2017
Transcrição
ensaio dia 04/05 2017
{Uma guitarra. Sem pedais. Guitarrista foi filmado hoje. Acho que a caixa possui alguns efeitos/timbres. acho que vibrato. e está com mais peso o som. devo ter tirado os médios e aumentado os graves. Faz tempo...}
Início da aula
Queria saber um pouco o que estão sentindo com esse trabalho e o que estão vendo.
A masculinidade e a feminilidade não têm a ver com adjetivos. Tem que ver com os substantivos, com a palavra, com o sexo mesmo. O que significa isso dentro de mim e não com o que estou acostumado a fazer para imitar uma mulher, ou um homem.
7:35, Cada dia mais você vê essa liberdade.
11:07 Facilmente você vai reconhecer isso quando você se preocupar com o olhar. Eu me dei conta que quase ninguém se atreve a olhar, nem a mim, nem a coisa alguma. Dirigem o olhar para outro lugar, porque dá medo. E o ator que não tem olhar não tem personagem. Não tem olhar, não tem verdade. Por exemplo: toda tua postura é masculina, mas quando você fala é feminina. Tem muito a ver com o olhar. Você não se atreve a trocar, você não se atreve a mostrar seu interior.
Ele me disse um dia “é fácil fazer uma mulher”. Não é fácil. É fácil fazer o que ele acredita o que é uma mulher. Estereótipo. Feminino não é ser homossexual. Há uma presença enorme. Isso está sendo uma coisa diferente. Acho muito começar a descobrir pra não ficar apenas na afetação. Eu tentei muitas vezes na vida corrigir a afetação dos meus alunos, se não o teatro não vai ter mais homens. Só vai ter Julietas. Não vai ter mais Romeus. O problema não é deixar de ser quem você é, mas ter a técnica de ser qualquer coisa. Dominar uma técnica que te permita ser qualquer coisa e não só aquilo. Entender o que significa uma posição masculina. O paralelo é uma posição masculina. O olhar é diferente, a postura física é diferente.
42:30 {dois no sofá}
Eu queria fazer uma coisa muito louca
Vamos descobrir quem é o masculino, ou o feminino
E vocês podem definir isso no jogo
Em câmera lenta
Dupla 1
{Música entra em 43:25 e vai até 45:48}
Olhar, postura, movimento
Dupla 2
48:03 Não delira. Há coisas que são claríssimas, por isso chamo de físico.
(Música 48:57- 50:08. contraste entre uma nota pedal grave e acordes mais agudos. contraste timbristico e rítmico)
Por que pedi para não tirar o olhar? Quando você para de olhar, você começa a interpretar. O olhar te obriga a manter uma relação e a funcionar através do olhar.
e não através apenas de mim, mas me obriga ao outro.
Dupla 3
Música 51:14-53:18. Samba dissonante. Utilizei depois o tema inicial na obra Sambafoot, escrito para o trio Qualea Trio. Link:
https://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/article/download/28698/24464/61733
53:33 A câmera lenta é orgânica, não esqueça nunca: é do pé até a cabeça.
A câmera lenta evita que se caia rapidamente no estereótipo.
55:26-56-07(para mim.)
Toca. (Toco o mesmo tema do sambinha}
Quando você vai com uma verdade muito grande, o outro não suporta.
Quando você sofre, não, o outro fica assim [Tocado]
Não é buscar a emoção, é sentir a provocação de quem está em sua frente.
Dupla 4
Não definam antes
Fica neutro
{Música 57:41- 59:00. Uma percussão/pulso começa
Dupla 5
{Música 59:52-1:01:41} Arpejo. Explorando cordas soltas.
1:01:55.
Ele já tinha decidido ser mulher. Esse é o problema de pensar antes, e não sentir o exercício.
Não decide. Por isso eu peço que você vai lá e fique numa posição neutra, se olhem e comecem. Acho que o melhor seria se sentar e se olhar antes de começar.
Dupla 6
(Música 1:05:05 – 1:07:00. acordes }
1:07:04. O melhor do exercício foi o começo.
Vocês se sentaram, e aos dois segundos sabiam. Depois começou a interpretação. A interpretação de leva a um lugar comum, te leva a mesma postura de sempre. quando você vai e sem interpretar e responde ao outro.
São decisões. Isso que quero que vocês entendam: é tão claro ver quando vocês decidem um gesto e um gesto não vem organicamente.
Dupla 7
Música 1:09:27- 1:10:59. acordes palhetados. pé. Marcando um pulso.
Dupla 8
Música 1:12:48 – 1:15:07 Estilema rock/suingado. Sons graves. e depois acordes mudando intensidade .
Dupla 9
Música 1:16:12 – 1:18:46. Acordes.
1:20:18
Outra coisa boa hoje é sentir que temos um músico que não toca a mesma coisa para todas as pessoas.
1:18:49 – 1:20:54 Improvisação, que prepara a música da dupla 10
Dupla 10
1:21:21-1:23:42 Acordes.
dupla 11
1:25:27- 1:28:11 Nota única. (pena não ter pedal para sustentar a nota). Depois dissonantes (cordas soltas/notas presas)
Motivo rítmico que depois será usado para aquecimentos
1:29:01-1:30:38
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