Transcrição Aula dia 04/05 2017

  Transcrição

ensaio dia 04/05 2017

 

{Uma guitarra. Sem pedais. Guitarrista foi filmado hoje.  Acho que a caixa possui alguns efeitos/timbres. acho que vibrato. e está com mais peso o som. devo ter tirado os médios e aumentado os graves. Faz tempo...}

 

Início da aula

Queria saber um pouco o que estão sentindo com esse trabalho e o que estão vendo.

 A masculinidade e a feminilidade não têm a ver com adjetivos. Tem que ver com os substantivos, com a palavra, com o sexo mesmo.  O que significa isso dentro de mim e não com o que estou acostumado a fazer para imitar uma mulher, ou um homem.

7:35, Cada dia mais você vê essa liberdade.

11:07 Facilmente você vai reconhecer isso quando você se preocupar com o olhar. Eu me dei conta que quase ninguém se atreve a olhar, nem a mim, nem a coisa alguma. Dirigem o olhar para outro lugar, porque dá medo. E o ator que não tem olhar não tem personagem. Não tem olhar, não tem verdade. Por exemplo: toda tua postura é masculina, mas quando você fala é feminina. Tem muito a ver com o olhar. Você não se atreve a trocar, você não se atreve a mostrar seu interior.

Ele me disse um dia “é fácil fazer uma mulher”.  Não é fácil. É fácil fazer o que ele acredita o que é uma mulher.  Estereótipo. Feminino não é ser homossexual.  Há uma presença enorme. Isso está sendo uma coisa diferente.  Acho muito começar a descobrir pra não ficar apenas na afetação. Eu tentei muitas vezes na vida corrigir a afetação dos meus alunos, se não o teatro não vai ter mais homens. Só vai ter Julietas. Não vai ter mais Romeus.  O problema não é deixar de ser quem você é, mas ter a técnica de ser qualquer coisa. Dominar uma técnica que te permita ser qualquer coisa e não só aquilo. Entender o que significa uma posição masculina. O paralelo é uma posição masculina. O olhar é diferente, a postura física é diferente.

 

42:30 {dois no sofá}

Eu queria fazer uma coisa muito louca

Vamos descobrir quem é o masculino, ou o feminino

E vocês podem definir isso no jogo

Em câmera lenta

Dupla 1

{Música entra em 43:25 e vai até 45:48}

Olhar, postura, movimento

Dupla 2

48:03 Não delira. Há coisas que são claríssimas, por isso chamo de físico.

(Música 48:57- 50:08. contraste entre uma nota pedal grave e acordes mais agudos. contraste timbristico e rítmico)

Por que pedi para não tirar o olhar? Quando você para de olhar, você começa a interpretar. O olhar te obriga a manter uma relação e a funcionar através do olhar.

e não através apenas de mim, mas me obriga ao outro.

Dupla 3

Música 51:14-53:18.  Samba dissonante. Utilizei depois o tema inicial na obra Sambafoot, escrito para o trio Qualea Trio. Link:

https://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/article/download/28698/24464/61733

 

53:33 A câmera lenta é orgânica, não esqueça nunca:  é do pé até a cabeça.

A câmera lenta evita que se caia rapidamente no estereótipo.

55:26-56-07(para mim.)

Toca. (Toco o mesmo tema do sambinha}

Quando você vai com uma verdade muito grande, o outro não suporta.

Quando você sofre, não, o outro fica assim [Tocado]

Não é buscar a emoção, é sentir a provocação de quem está em sua frente.

 

Dupla 4

Não definam antes

Fica neutro

{Música 57:41- 59:00. Uma percussão/pulso começa

 

Dupla 5

{Música 59:52-1:01:41}   Arpejo. Explorando cordas soltas.

 

 

1:01:55.

Ele já tinha decidido ser mulher. Esse é o problema de pensar antes, e não sentir o exercício.

Não decide. Por isso eu peço que você vai lá e fique numa posição neutra, se olhem e comecem. Acho que o melhor seria se sentar e se olhar antes de começar.

 

Dupla 6

 (Música 1:05:05 – 1:07:00. acordes }

 

1:07:04. O melhor do exercício foi o começo.

Vocês se sentaram, e aos dois segundos sabiam. Depois começou a interpretação. A interpretação de leva a um lugar comum, te leva a mesma postura de sempre. quando você vai e sem interpretar e responde ao outro.

São decisões. Isso que quero que vocês entendam: é  tão claro ver quando vocês decidem um gesto e um gesto não vem organicamente.

 

Dupla 7

 

Música 1:09:27- 1:10:59.  acordes palhetados. pé. Marcando um pulso.

 

Dupla 8

Música 1:12:48 – 1:15:07  Estilema rock/suingado. Sons graves. e depois acordes mudando intensidade .

 

Dupla 9

Música 1:16:12 – 1:18:46.  Acordes.

 

1:20:18

Outra coisa boa hoje é sentir que temos um músico que não toca a mesma coisa para todas as pessoas.

 

1:18:49 – 1:20:54 Improvisação, que prepara a música da dupla 10

 

Dupla 10

1:21:21-1:23:42 Acordes.

 

dupla 11

1:25:27- 1:28:11  Nota única. (pena não ter pedal para sustentar a nota). Depois dissonantes (cordas soltas/notas presas)

 

 

Motivo rítmico que depois será usado para aquecimentos

1:29:01-1:30:38

 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transcrição e Analise de Movimento - Ensaio 29-06-2017

Transcrição Aula 01 junho 2017

roteiro vídeos