Transcrição Aula dia 6 de junho de 2017
Hoje só uma guitarra.
0:06s
0:19
0:32.
{falo que não estou entendendo.
36:16
3:20. Vamos fazer a roda, como aquecimento, passamos uma vez. Trabalhando a memória para ter noção clara de roteiro, trabalhar tempo, não se preocupem com a interpretação, espaço, tomar cuidado com o espaço, preenche-lo, saber porque estão todos juntos em um lugar. Sentir esse desenho. Não se preocupem com a interpretação depois vamos cuidar disso.
Observem o que pedi. Círculo grande. Sentir o espaço, o espaço que tenho entre meu companheiro, o espaço que vejo em frente. Está mal: há pessoas com uma distância enorme entre si e outras que estão muito juntas. Essa falta de observação é grave. A direção é grave. O necessário é que você sinta e não que alguém te diga isso. Espere que todos estejam prontos {para o músico} Caminha primeiro {para intérprete}. Não quebra a magia. Não é uma marca. É um sentimento.{uso o mesmo riff de encontros anteriores.
5:47- começa de novo. Um slide.
22:33. Não é assim. É um, dois, depois três. Quebrem a fileira. Tensiona o espaço.
{Ficar em um grupo com a mão pra cima, segurando a camisa. Daí começa o andar da passeata.
Tempo!
{Gritam fora! depois correm e gritam . Daí caem. Fotos! Tentar jogo entre som e os movimentos. Dessincronizar som movimento. Não faz isso, não melodias, faz acorde}
Pra fazer o jogo com a palavra Democracia}
Daí entra o samba
Alegria, cara! Samba!
Junta no meio.
Braços, camisetas
Abaixa!
Olha pra mim. Aqui é o público!
33”33. acabou
Roda de conversa
{para o músico}
Boa essa mistura de samba pra um, buscar um tempo pra outro, para outro silêncio total. Não ficar em uma máquina. Isso é pra todo mundo. Entram pra falar e ficam numa roda-máquina. Não ser porquê. Eu deixo. Deixei. Porque vou trabalhar isso hoje. Era a ideia. Mas o que é imperdoável, é que eu digo “samba”, é uma vergonha. Meu pai dançava assim em 1950.{demonstra} Isso é você, é todo mundo. É imponente! Nada verdade tem que ter {demonstra} Não sentem o andamento{tempo}, sentem o cansaço. Sentem o tempo de velho, de derrotado. Tempo horroroso de ver, horroroso! Samba é samba. E não confundir samba com putaria. Não tem que descer o nível por ser samba. Samba pra mim é alegria, positividade. Muito boa a noção de círculo.
Venham aqui, plateia.
Ela fez em silêncio. Fantástico. Não tem silêncio esse trabalho. Como se fosse uma grande partitura: alguém é um acorde, outro nada mais que uma nota.
Marcus
Então é voltar como era antes.
Hugo
Desculpe, a coisa vai e volta. O que estamos fazendo sempre é transformando. E não fixando.
Marcus
A gente fazia uma música pra cada um. Então não tem aquele negócio..
Hugo
Não, não sei se isso é definitivamente.
Marcus
Pra mim fica melhor fazer uma pra cada um, porque eu tenho de ficar me preocupando com aquela marcha militar.
Hugo
Mas exatamente. Mas uma pra cada um de repente não interessa. De repente duas seguidas de alguma maneira, uma. Isso depende da sensibilidade, do tom da pessoa que tá falando. Do que eu vejo que ele vai dizer e que já sei que ele está dizendo.
{Para o ator}
Como você diria seu texto sem palavras?
{ator demonstra}
2:30 Agora faz esse mesmo movimento sem o texto
3:25: 0k. Agora vamos fazer assim. Entra falando com a camiseta mostrando . Rápido, mais rápido. {Hugo fica acelerando as ações. Depois pede para parar. Movimento antirrítmico. Entra rápido, e depois para no meio. } Trabalha em círculos, no meio.
5:30- 6:13 {Hugo vai e demonstrar o que quer. Mostrar a camiseta.
Fica como um toureiro. Congela. Vai girando. Pra todo mundo. Pode sair. Sem deixar o trabalho. Continua fazendo o trabalho até chegar o companheiro.
Estão como soldado. Fazem o que quiserem nesse círculo.
Não. Pega a camiseta em câmera lenta. E sobe, sobe lentamente até o peito. E faz um nó embaixo dos peitos. Lento, lento. Com uma sensualidade enorme. Abaixa um pouco a calça. Agora lentamente. Agora vai virar lentamente mostrando pra todo mundo. As curvas. Agora volta tudo como estava e faz o texto.
13:30. Nossa, estou muito contente com esse curso.
Não pensa em algo literal. Pensa quem é você, é um picolé, o vendedor de picolé, que ritmo tem essa pessoa, que andamento{tempo} tem essa pessoa ao andar, como ela anda, como ela é.
Ok vou sugerir uma coisa. Vai lá. A qual esporte você associa essa pessoa? Ele gostaria de quê? Futebol. Pode não gostar, mas não tenha vergonha. Futebol!
Você está fazendo uma coisa frontal. Você que driblar cinquenta mil jogadores. Vai pra aqui, ó: corre, corre! Passa um, passa outra. Agora mistura isso com samba.
Ok. Agora pensa que eu em nenhum momento vi a palavra picolé. Agora usa esses elementos pensando nisso.
Caminha. Vende picolé.
Não aqueles picolé. Simpático. Chilique de futebol em 4 frentes. circular.
Congela fala.
Câmera lenta pra aqui.
Olha pra nós
Deita como um caranguejo. em círculos.
Pum fica de bunda para o teto.
Agora faz o que você quiser com tudo isso.
Ok. Uma vez mais. Puto da vida. Estava em banco de reserva. E só entrou porque o outro se machucou.
Ri na saída. Não finge que ri.
Vai lá e faz cócegas nela.
O dia que você reproduzir isso, você é uma atriz.
Trabalho sem memória afetiva. Memória afetiva é o que chamo de aplauzômetro.
Não sejamos literais. O que importa é o clima do que estou dizendo e como expresso isso corporalmente. Procurar antagonismos totais.
Faz um boxeador.
Vocês fazem bem da cintura pra cima. As pernas estão presas. Há sempre o mesmo passo rígido.
O que sinto é uma total utilização do espaço.
E vem direto pra diagonal. Para no meio. E vai pro outro lado. Usa o meio. É uma estrela. Volta de costas. Bate, sente, sente o soco. Vai pra trás.
Vai na diagonal. Vai até o centro. viro vou à outra ponta. Venho de costas. E agora vira pra outro lado. Vai.
Caminha
fica no centro
gira pelo lado esquerdo
vai para um dos cantos
volta de costas
gira sempre pelo braço esquerdo.
fica no meio
gira em volta de si.
É uma roda.
Se fosse na tv. Se você sair do foco.
Saber onde está o meio, para saber onde está o círculo.
{A partir de 32:00, Hugo demonstra}
Em vez de ficar morto, Buscar como fazer isso.
36:26/38:30 {um sambinha. Depois Hugo demonstra}
{treinamento da transição da cena de um intérprete para outro}
Cante.
Você pode ser classe média, perua, poodle.
Canta pra mim.
Mãos na cintura.
Sensualidade.
Você insiste em ser como você é. Dá muito trabalho.
Alonga o IIi.
É divertido
Meia hora de I.
Volume. É teatro.
Parada.
É impressionante.
Eu não sei
A outra perna.
Improvisa
Abaixa um pouco
Sente o peso. Levanta.
Para o outro lado
Agora canta todo o texto
Girando.
Não perde o andamento.
Improviso.
Ok.
É muito difícil
É preciso abrir o portão.
Se perde muito.
Você se cansa, se duvida.
Falta muita gente
Cada um podia fazer esse exercício e o Marcus tenta variar.
Eu quero quinta feira terminem esse trabalho com Marcus.
É um material riquíssimo.
Vai para casa e trabalha.
Até quando
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