Transcrição Aula dia 22/06
Hugo em uma cadeira. Marcus e Carlos nas guitarras
Exercício. Roda. cada vai apresentar seu texto . Falam em sequência.
Vão levantando e andando no centro da sala.
Hugo pede um samba.
Poucas intervenções do Hugo.
[muito tempo para uma base de samba]
9:04 mudança da cena. Hugo pede silêncio. Foco em uma camiseta.
9:45. Interrupção.
Vamos nos sentar, por favor.
É inútil pra mim. Eu peço as coisas e elas não acontecem.
Sabem é impossível que ninguém tenha um pano quadrado assim em casa...
10:44 Olha, tive uma ideia. Acho muito confuso como está ficando. Vamos ver o que acontece quando criamos uma fonte.
11:20 N.1 começa. Fala a primeira parte de sua frase. Hugo retoma essa frase como uma canção. O intérprete agora canta em vez de falar. Entra o n. 2 e depois a n. 3, uma mulher. Cada um entra, faz sua performance em torno da roda e vai pro centro da roda.
14:12 {para os músicos} Por que não troca? Ela está trocando. Isso é o que eu digo. Aí por exemplo poderia ser mais rap.
Transição feita pelo fim da fala do n. 2 e a fala da n. 3. ["Eu sou"]
Am / G
A n. 4 entra "Coragem", meio ópera.
o n. 5
Interrupção. 25: 35. Ok, para. [sobre o grupo no meio, que está com tecidos, fazendo uma fonte] É impressionante que, depois de tanto tempo de trabalho ficam assim, de uma forma horrorosa, a perna dura. Tente trocar. Por favor. Utilizem o que aprenderam, por favor! [Hugo às vezes se dirige ao som, às vezes à visualidade, às formas que os intérpretes criam em cena]
26:29. Hugo interrompe pra mostrar como a figura centro da cena precisa ser construída. "Como se faz uma fonte? [ele vai arranjando cada figura em meia altura] E todas as bandeiras abertas{Fechar os espaços. Um grupo de figuras com panos. Todos em volta de uma figura central. ] Já vou marcar o lugar [ele distribui em plano mais baixo os próximos que vão falar].Tá claro pra todo mundo?[ depois, Hugo corrige os movimentos dos panos. Cada um estica com os dois braços o pano. Depois da fala do intérprete sobre a revolução, ele joga o pano na fonte e todos caem. A fonte desmonta. Hugo manda refazer] Vai! Levanta outra vez. Faz a fonte. Rápido. Rápido. Sem fala. Ok.
29:52. Ok. que horas são? Silêncio. Acho melhor isto. Muito melhor que tudo, é. Venham aqui um segundo. [ fazer uma roda em frente de Hugo. Retomada doq ue foi dito. Roteiro]
Então como é que é?
samba para ele.
Depois troca pro rap.
Depois vem o rap, que você{pro músico] trocou um pouco.
Daí vem o silêncio.
Depois a câmera lenta. Não se esqueçam da câmera lenta. É horrível sem trabalhar os joelhos. Na câmera lenta já aproveitem para irem tomando a forma da fonte definitiva e não pra ficar com essas pernas esticadas .
Antes sabiam de onde vinham.Vocês não parece que saíram de mim [Hugo fala sobre treinamento. Cada um que teve treinamento com Hugo se espera que tenha algumas técnicas] Então usem o que aprenderam. Trabalhem o que aprenderam, não sigam fazendo o mesmo de sempre. E tenham ousadia. Aprendam a ter ousadia.
Então, vem o silêncio, vem a fonte. Depois disso, o que vinha - a caminhada?
Então, em vez de cair, você poderia pegar assim e gritar :"Pega!" E ele sai correndo, e todo mundo sai correndo. Não. [pra todos] Faz a fonte pra mim. Isso é o que precisamos fazer pra fixar tudo. Faz a fonte. Ai ele joga a camiseta no outro e corre.
[ tentativas com uma cena: o intérprete fala, joga a camiseta em que está no centro da fonte, depois se joga na fonte e é seguro pelos outros intérpretes e a fonte desmonta. Depois da queda, 5 fotos. Elas são partes de se ir do chão até ficar em pé. Depois de ficar em pé, todos caem. Daí começam todos a bater no chão com a mão. jogo com a palavra democracia. Depois de um tempo, Hugo interrompe, vai se sentar e fala:
"Vamos simplificar as coisas para ter clareza sobre o que estamos fazendo. Caiu! Força! [refaz o jogo com a palavra democracia.Até eles ficarem de pé e braços de ordem. Daí entra o sambinha final.]
O democracia queremos todos se não tiver coragem de fazer, é melhor não fazer. Porque é horrível desse jeito. Assim baixinho... Ou você começa com um sentimento de luta enorme ou não faz isso. Ou você tem coragem, ou não faz.
É brutal como trabalhamos isso e ninguém foi capaz de fazer uma letrinha.
Em E7 Am B7 Em B7...
46:00 repassa da cena do chão ao sambinha final.
muda para levantar em câmera lenta depois do jogo com Democracia.
Sorriam! Abram os braços!
[ 4 vezes a palavra Democracia. Depois 8 (2X4) vezes a frase "Democracia queremos todos". Depois volta pra 4 vezes a palavra Democracia.
Inserindo no intervalo do canto umas falas, discussões.
53:38[ Sobre as fotos. "É imediato , não é pra pensar". " São cinco alturas diferentes"]
57:08 [interrompe] É difícil de improvisar, é, é difícil assim. Eu digo :"escutem, escutem"e continuam cantando. Democracia... O que temos que fazer? Quanto custa isso?
[nova interrupção. roda.] 58:27. Repassada a ordem das ações.
1:09:31. Um tema interessante na guitarra.
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