https://youtu.be/4g2rzVfX2o4
Ensaio. Hugo sentado em uma cadeira. Guitarra Carlão.
Início. Repassar todos os textos produzidos pelos alunos. Cenas breves.
Todos falam sentados. Hugo comenta cada texto.
1- Sobre racismo. sobre o modo de falar. No lugar de uma única sílaba, acentuar a frase ou palavras.
2- cotidiano. uma realidade de todo mundo.
3- Professor. Um pouco mais raivoso. Diga sorrindo o texto.
4- Eu sou formada...
5- Violência policial. Tem que ser mais preciso, sintetizar, e levar para um lugar mais positivo, forte.
6- Texto mais com baixo corporal. Vender o corpo.Como um anúncio. . "Esse é o caminho".
7- Eu sou mulher. Corpo. cuidado. Outro dia você algo mais forte. Quando escreveu, ficou caretão. Você foi mais agressiva, mais condundente. Sem sofrimento.
[35:07]
{Roda de ensaio. ]
Até quando tenho de dizer que tem de ter a mesma distância entre as pessoas. Quantos somos? 12 pessoas. Há uma em frente da outra em diagonal.
{Agora os textos são apresentados em movimento. Cada um apresenta seu texto com gestos e movimentos. Seguir uma sequência de ações. Enquanto cada um fala, a guitarra faz intervenções}
1-[Anda, tapas no braço, no rosto. Depois fala. E não para as ações enquanto fala. {mais rápido os gestos, até começar a falar}
2- Texto mais com baixo corporal.
{Hugo se levanta e vai fazer uma sugestão. (7:54-9:20) Se relaciona com os que estão em cena]
O ator faz novamente, a partir da cena de Hugo. Hugo comenta que não ouve o que o ator fala, e que a cena foi pensada para a rua.
3- {o rodízio entre os intérpretes se faz quando no final da sequência um se dirige para o próximo intérprete} Cansei. Mulher x homens.
4- pensamentos repentinos. { " Vai caminhar em cículo também? Volta. Lembre que disse fazem o que quiserem, não esperem que eu marque, Fale pra um pra outro, vai em diferentes espaços."... Não fale pra você, não fale para teu interior. Fale para o outro. De novo. }
5- Absurdo Estudante de pagar 20 reais.
6- Coragem.
7- Sou uma mulher. beleza imposta. Pedaço de carne
8- Sou formada em uma das melhores universidades...
9- Professor de artes cênicas num país... {ninguém vai ouvir. Vocês precisam entender que quando eu falo que ninguém vai ouvir às vezes não é tanto o volume . {daí Hugo mostra como a articulação é importante}
10- [20:54- Amor,volta: você não pode caminhar assim, você está em minha aula. Dobra o pé para caminhar, articula o pé pra caminhar. Levanta o calcanhar quando vai dar um passo. Vocês aprenderam. Mas quando vão interpretar, apagam o que aprenderam.] Eu sou gay, não gosto do meu corpo...
11- Olha lá o corpo estendido no chão. Violência policial
12- {fala daí} Caminham de posto em posto. Filas... EU não quero mais ser um noticiário de tv.
26:28. Ok, todos aqui { uma roda em torno do Hugo. Depois de comentários gerais, são repassados os textos. Todos sentados, como do início do encontro]
Primeiro, Carlos. Uma coisa que fizemos com o Marcus outro dia. Diferentes coisas para passar a uma realidade.
Não podemos falar de cu cinco vezes seguidas.
Há um montão de problemas
Leve o probblema pessoal a um problema nacional político. e não a uma queixa pessoal.
Como começar a cuidar o que somos?
Em geral, eu gostaria que as interpretações, isso cada um pratique sozinho, não dirigido por mim, mas eu gostaria que em geral não fossem súplicas, não fossem quejidos [ lamentações, gemidos], uma coisa dramática que eu não gosto, eu não gosto e fica cafona. Tem que ser mais uma coisa com Cojones {culhões}, como se diz em espanhol. Tem que ser Quero que mudem{cambien} essa merda! Vocês têm de entender que em teatro tudo tem um significado.
Por que essa afetação e não segurança? O que está acontecendo? Há uma afetação geral, na qual tudo parece gay. E não é! Anda duro assim e quando vai fala.. Afirme o texto com seus culhões e não com seu medo. Quem tem medo não consegue falar, não consegue se expressar. Fala sem medo. {aluno fala} Não. É um menino que cumpre uma ordem. Não é um cara que pensa; pensa e fala. Todos os símbolos são descobertos no teatro. Tudo: um movimento em falso e você trocou de personagem.
Fala furioso. Não. Não é pela cara. Todo mundo acha que pelo rosto resolve tudo. e a voz continua igual. Não!
Fixa o olho! Fala pra dentro do outro. Não tem medo de falar pro outro.{falar. e respirar sem ficar resfolegante}
Fale claro e lento.
Os finais pra cima são horríveis {mais pro grave e não aberto e agudo}. Coloca todos os finais pra baixo.
Pense em algo que te ajude, num símbolo e não no teu cagaço
Não respire pela boca.
Tinha um colega que era epilético. Jamais teve um ataque no palco.Porque somos outra entidade.Assuma essa entidade. Não a sua, sempre a sua.
{até aqui trecho por trecho. Então Hugo solicita para que o texto seja falado de novo, com o rosto do ator impassível]
Você só respira pela boca. Quanto mais respira pela boca, mais resseca a garganta.
7:40 Muito melhor. Infinitamente melhor. {para a câmera]Quanto trabalho que dá. Ah profissão cruel... mas satisfatória. Dá prazer ver o resultado 7:50.
Um bom aluno sai daqui e repete isso 30 vezes e grava e se escuta.
Qual vocês acham seria o melhor para abrir{o espetáculo}?
Você tem umas dúvidas enormes sobre você. Em vez de ficar sedutor, dominante, você fica assim... É uma careta, não é você.
17:20 Uma das coisas chatas em teatro é quando a pessoa fala como Ave Maria. {repetição de padrão de entonação}
Como a gente começava? Caminhando.
Primeiro a roda
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