Transcrição e Análise de Movimento - Ensaio dia 01-06-2017
Transcrição e Análise de Movimento – Ensaio dia 01/06/2017
Vídeo 1: https://youtu.be/GCkxRtq-UR8
Ensaio da apresentação da coreografia da Democracia (00:00 – 59:00): A coreografia começa com a turma toda em pé em circulo. Um por vez vai para dentro do círculo e dá uma volta caminhando revoltado protestando sobre alguma coisa. Cada um cria o seu texto individualmente. Quando todos tiveram a sua vez, saem caminhando e formam dois grupos. (O Hugo para o exercício para orientar a cena) Recomeçam a cena, mas em vez de formar dois grupos, formam apenas um em um formato retangular em fileiras. Quando formados, eles tiram as camisetas e agitam no ar como de fossem bandeiras e marcham ainda revoltados. (Hugo para novamente o exercício para orientar a cena) Fazem a cena do início ao fim seguindo o roteiro do Hugo. Quando chegam ao final da cena o Hugo puxa uma vocalização com a palavra DEMOCRACIA que aos poucos se torna um samba cantado e dançado em coro “Democracia que queremos todos”. Ele organicamente organiza o coro em um grupo que brinca com a palavra democracia cantando e dançando que finaliza em um grand finale. (para finalmente para poder dar as orientações finais e são da aula).
Observações do Hugo:
Eu tenho que ouvir!
Não gosto que utilizem nada mais do que minha revolta pessoal, separada do aspecto político. Gostaria que estivesse junto da questão política.
Eu gostaria que não interpretassem. Que se sentissem pessoas vivas e não Hugo Rodas, o ator principal de Brasília. E sim mais normais no que estão dizendo, mais pessoas da rua.
Roteiro para todo mundo:
Música
Vão passando de a um
chegam, caminham rápido depois que foram todos
se cruzam
caminham mais rápido, corre, corre
explodem as bombas
caem no chão.
5 fotos, muito grande a pausa entre uma e outra
Cada foto mais agressivo
Começa coreografia da Democracia.
É impressionante como não sabem improvisar. Algumas pessoas sim e outras não.
Notas do Pesquisador:
(Sobre 1) Algumas orientações do Hugo são questões básicas de teatro (a necessidade de se ouvir o texto, por exemplo), pois muitos participantes são alunos iniciantes de teatro.
(Sobre 2) Quando o Hugo cria uma cena, em geral, não se trata de uma revolta individual, mas de uma revolta grupal. As suas proposições cênicas geralmente revelam uma vontade de agir politicamente como coletivo. A coreografia desta aula demonstra bem essa dinâmica: a revolta começa individualmente, mas aos poucos se torna uma revolta coletiva; o corifeu se torna coro.
(Sobre as paradas) Uma característica dos ensaios do Hugo é a experimentação. Ele tem uma ideia inicial para a cena, mas o resultado final é um produto da interação experimental entre a ideia inicial e a realidade daquele coletivo específico que está trabalhando. Assim, a ideia inicial se transforma por meio da experimentação.
(Sobre 3) Essa orientação mostra que o Hugo não tem nenhum problema de adotar aspectos de um naturalismo quando necessário. Apesar do seu trabalho ser muito formal em alguns momentos, isso não significa que se deva perder a verdade cênica.
Outra característica recorrente é a criação pelo improviso. Uma ideia surge por conta do processo experimental da cena e é experimentada imediatamente sem interrupção da ação.
(Sobre 5) Algumas pessoas travam quando surge uma ideia nova que não estava no “script”.
Criação da música da Democracia (00:59:00 – 01:19:00): Junto com a orientação e acompanhamento do professor Marcus Mota, todos repassam a música da Democracia e criam algumas letras e partes novas da música.
Fim da Aula/Ensaio
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